A Reflexologia Podal é uma técnica terapêutica que envolve a aplicação de pressão em pontos específicos dos pés, com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético do corpo. Esta abordagem terapêutica demonstrou ser eficaz no auxílio ao tratamento de uma variedade de problemas de saúde, como ansiedade, estresse, insônia, dor e constipação, entre outros.
Durante uma sessão de reflexologia, um reflexoterapeuta utiliza o polegar para aplicar pressão em várias áreas do pé, buscando identificar desequilíbrios energéticos que podem se manifestar como pontos sensíveis ou a sensação de pequenos grãos sob a pele.
Vale ressaltar que a reflexoterapia, incluindo a reflexologia podal, faz parte das opções terapêuticas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No entanto, é importante salientar que a reflexologia podal não tem como objetivo a cura e não substitui o tratamento médico convencional com medicamentos. Ela é uma abordagem complementar que pode ser utilizada em conjunto com o tratamento médico tradicional.
A reflexologia podal é indicada para complementar o tratamento de:
- Insônia;
- Depressão;
- Labirintite;
- Enxaqueca;
- Prisão de ventre;
- Labirintite;
- Estresse e ansiedade;
- Neuropatia periférica.
Além disso, a reflexologia podal também pode ajudar a auxiliar no tratamento de problemas de circulação sanguínea ou hormonais, asma, pressão alta, doenças musculares ou sinusite, por exemplo.